Exercício 166. Copie os provérbios. Indique a pessoa, o número e o caso dos pronomes pessoais. Coloque os preposições

  • 48
Exercício 166. Copie os provérbios. Indique a pessoa, o número e o caso dos pronomes pessoais. Coloque os preposições em um círculo. 1) O oceano é grande, mas até uma gota é lucro para ele. 2) É melhor não ter coração do que não ter amor pelo povo nele. 3) Uma pessoa tem uma mãe, e tem também uma Pátria. 4) Se ofereceu para servir ao povo, vai até o fogo e até a água por ele. 5) Nós cuidamos de nossa Pátria-mãe, estamos prontos para dar nossa vida por ela. 6) Considere o trabalho como lazer quando você tem um grande objetivo diante de você. 7) Você conhece uma pessoa quando compartilha um quilo de sal com ela. 8) Se você tem um amigo, consulte-o. 0: Distribua os pronomes em grupos. Qual pronome
Lunnyy_Renegat
30
1) O oceano é grande, mas até uma gota é lucro para ele.
Resposta: Neste provérbio, temos o pronome pessoal de terceira pessoa do singular "ele" (o oceano). Ele está no caso nominativo, pois é o sujeito da frase. O pronome está no singular porque concorda com o substantivo "oceano".

2) É melhor não ter coração do que não ter amor pelo povo nele.
Resposta: Neste provérbio, temos o pronome pessoal de terceira pessoa do singular "nele" (no coração). Ele está no caso preposicionado, pois está introduzido pela preposição "em". O pronome está no singular e no acusativo, pois é objeto indireto da preposição "em".

3) Uma pessoa tem uma mãe, e tem também uma Pátria.
Resposta: Neste provérbio, temos o pronome pessoal de terceira pessoa do singular "tem" (uma pessoa). Ele está no caso nominativo, pois é o sujeito da frase. O pronome está no singular porque concorda com o substantivo "pessoa".

4) Se ofereceu para servir ao povo, vai até o fogo e até a água por ele.
Resposta: Neste provérbio, temos o pronome pessoal de terceira pessoa do singular "por ele" (povo). Ele está no caso preposicionado, pois está introduzido pela preposição "por". O pronome está no singular e no acusativo, pois é objeto indireto da preposição "por".

5) Nós cuidamos de nossa Pátria-mãe, estamos prontos para dar nossa vida por ela.
Resposta: Neste provérbio, temos o pronome pessoal de primeira pessoa do plural "nossa" (Pátria-mãe). Ele está no caso genitivo, pois indica posse. O pronome está no plural porque concorda com o substantivo "nós".

6) Considere o trabalho como lazer quando você tem um grande objetivo diante de você.
Resposta: Neste provérbio, não há pronomes pessoais.

7) Você conhece uma pessoa quando compartilha.
Resposta: Neste provérbio, temos o pronome pessoal de segunda pessoa do singular "você" (uma pessoa). Ele está no caso preposicionado, pois está introduzido pela preposição "quando". O pronome está no singular e no acusativo, pois é objeto direto da preposição "quando".